Publicidade

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Novos shows de março


Novos shows em março no Rio de janeiro. Dia 12 e 19/03 no Drink Café - Humaitá! Não deixem de comparecer! Espero vocês lá!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

novo texto no ar!


Breve comentário sobre o stand up comedy – por Raul franco

O stand up comedy há muito vem se tornando uma febre no Brasil. É um gênero mais do que consagrado. Basta ver as filas de jovens para assistir a esses shows em diversos espaços espalhados por aí. Todo mundo ávido por textos engraçados e performances cômicas que tornam as observações cotidianas extremamente hilárias.
Faz um tempo que tenho me dedicado a estudar o gênero. No youtube a cada dia milhares de vídeos são postados. Muitos comediantes que estão na mídia no momento, praticamente tornaram o seu trabalho conhecido do grande público via internet.  Há alguns anos me deparei com Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Oscar Filho e outros. Achava curioso essa coisa de estar entretendo a plateia apenas com um microfone na mão e textos próprios.

É claro que, como em todo e qualquer gênero, existem pessoas geniais e pessoas medianas. Eu tenho os meus favoritos. E acho fascinante quando vejo um comediante segurar a plateia apenas com um bom texto. O cara está ali, parado, mandando seu texto e a cada momento, surgem gargalhadas. E o cara não está fazendo nada mais do que comentando, a partir do seu ponto de vista, situações pelos quais nos deparamos no dia a dia. Esse é o trunfo do stand up comedy. E justamente o que torna um comediante melhor do que o outro é a sua capacidade de ser original no modo como conta as suas histórias.

Recentemente vi um garoto no youtube, apresentando-se no programa Tudo é Possível, da Record. O nome dele é Daniel Ducan. E em 45 segundos de vídeo eu já tinha dado várias gargalhadas com o moleque. E o mais bacana é ver que ele é novo e que ainda vai crescer muito. Mas de cara, ele mostrou um texto enxuto, criativo e o modo como ele falava, mostrava domínio do que estava fazendo.
Acredito que a grande diferença do stand up comedy para a simples contação de piada, está mesmo na matemática do texto. No stand up a “cabeça” das histórias não são tão longas. Você apresenta o “setup” – o tema em si - e mais a frente você mata a piada, o que chamamos de “punchline”. O raciocínio é mais rápido. E a velocidade com que as piadas vão acontecendo também.

É bacana quando vemos alguém genial , com um texto igualmente genial, para ficarmos com aquela inveja criativa e tentar fazer um trabalho com a mesma força que determinado comediante mostrou.  E como o stand up comedy é um gênero que tem mais tradição entre os americanos, é claro que devemos observá-los também. Afinal, você não vai querer, de cara, ouvir uma bossa nova tocada por um japonês. Antes de mais nada, você vai querer ouvir um brasileiro. Óbvio, né? A parada foi criada aqui. O mesmo acontece com os gringos. Eu sempre procuro ver os americanos, até para ver a escolha dos temas, o modo como as histórias são conduzidas. Gosto de muitos. Aqui, por exemplo, não vou citar os óbvios, como Chris Rock, Eddie Murphy e Jerry Seinfield. Mas teve um cara que recentemente eu descobri e que gostei muito das performances dele, que é o Dane Cook. Vale muito a pena. É só dar uma pesquisada no youtube que tem alguns vídeos legendados. E tem um que eu acho samurai que é o George Carlin (falecido em 2008) que tem um texto de humor mais voltado para a crítica social. Se você ainda está naquela onda de textos sobre arroto, flatulências e outras escatologias, ao ver Carlin, você vai querer rasgar tudo que você escreveu até agora.  E tem também Ellen Degeneres, que tem coisas ótimas, como o seu set falando sobre Deus.
No Brasil temos os guerreiros que faziam isso de maneira espetacular, bem antes do chamado modismo do stand up, que é o caso do grande José Vasconcelos e o inigualável Chico Anysio. E Vasconcelos, acredito, foi o nosso primeiro “one man show”.  Tanto que ele foi incentivador do próprio Chico Anysio, para que ele fizesse também um show solo.

Em suma, as fontes estão aí. E há espaço para o exercício da comédia. Nunca antes no Brasil tivemos tantos espaços para fazer apresentações de humor. O humor está realmente em alta. Há muita coisa boa por aí. É só usar um “olhar de peneira” para conseguir extrair o que realmente é bacana.  Aí é o bom senso, a experiência e a ardileza de cada um.
E quando estamos começando, tem uma regra que é primordial, acredito eu, e está no livro do Dan Rosenberg “How Not To Suck As Emcee”, que é a seguinte: “suba no palco tanto quanto for possível” . Isso ajuda muito a termos uma noção do nosso material. Porque tem coisas que achamos que pode funcionar e na hora não acontece. E tem coisas que, a partir do contato com a plateia, passa a tomar outra forma e acaba, por assim dizer, sendo reescrita no próprio palco, a partir da experimentação.

No mais, é só trabalhar constantemente. Escrever diariamente qualquer coisinha que passar pela cabeça. Experimentar o timing, a maneira de dizer aquilo. Filmar as apresentações e trabalhar muito mais depois de vê-las. Afinal, as coisas ficaram mais fáceis e por isso mesmo acabam exigindo mais do comediante. Fácil não quer dizer que qualquer um sobreviva no meio. É preciso suor e o exercício diário da observação. Só depois disso é que vem o riso e o aplauso. Podem ter certeza!

De volta com novidades!!!

Mais uma vez sumido do meu bloguinho. Mas sempre por um bom motivo.

O ano começou a todo vapor! E não falo de agora: apesar do fim do carnaval. Falo do ano mesmo, cronologicamente falando e não metaforicamente.

Coisas tem me consumido. Mas é algo de que não posso reclamar. Eu já estou escrevendo o show novo. Falta organizar o meu tempo para poder estruturá-lo. Já tem uma boa base. E várias dúvidas! E como diz a canção: "a dúvida é o preço da pureza/ e é inútil ter certeza". Então, deixa está!!!

Dia 14/01 eu estive em SP para participar da estreia do espetáculo Entre a Pizza e o Motel, dos amigos Mineirinho de Maceió, Marlon Rossy e Pedro Bexiga. E foi bacana poder matar a saudade de quadros dos Fanfarrões e fazer meu set de stand up sobre mulheres. Abaixo dois momentos dessa maravilhosa noite.


 Batman e Robin discutindo a relação

Karaokê para surdo e mudo


_______________________________________


Dia 24/02 e dia 1º de fevereiro estive em Águas de Lindóia para participar de um evento da Novalgina, apresentando um quadro que passeava pelos ritmos das décadas. Inspirado no famoso quadro Evolution Of Dance, que bombou no youtube.



Imagem do segundo dia da apresentação.

____________________________________

Dia 8/02 participei das eliminatórias do concurso de stand up comedy do Risadaria 2012. Fiquei muito feliz de ter sido escolhido, juntamente com mais 5 comediantes, como finalista da região sudeste. Apesar de não ter saído vitorioso dessa vez, adorei ter participado desse evento que é considerado o maior evento de humor da América Latina. Abaixo, algumas imagens dessa noite:







E ainda continuo produzindo vídeos semanais para o Canal do Raul. Ainda não acessou? Então clica aqui e veja os vídeos.


E você que quer ver o meu último show Saída de emergência, dia 13 de março estarei em Nova Iguaçú. Pinta lá!!!



Mais novidades, acesse o site: www.raulfranco.com.br

Amanhã estou de volta com texto novo sobre stand up comedy!