Publicidade

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Despedindo-se da temporada em São Paulo


 
Dia 24/09 encerrei minha temporada no teatro Ruth Escobar, em São Paulo.

E foi uma temporada de 1 ano e 2 meses em cartaz. Muita história.

Comecei lá com o espetáculo Fanfarrões, a peça. O meu parceiro, Mineirinho de Maceió, foi o grande incentivador da minha ida para São Paulo. Eu tinha um certo receio de como seria. Mas meti a cara e fui.

Cheguei em sampa no dia da derrota do Brasil para Holanda na Copa do Mundo. Dia 2/07/2010. Aquela tristeza toda no ar e eu me preparando para iniciar uma temporada em São Paulo.

Estreei Os Fanfarrões no dia 4/09/2010. E foi legal que, apesar de pouco público (não temos do que reclamar, afinal, tivemos 10 dias para divulgar), a galera que estava lá sabia da gente, já conhecia da Internet e tal. Isso foi o maior incentivo.

A gente começou fazendo espetáculo às 19h do sábado. O primeiro mês foi difícil. Depois resolvemos mudar para 22h30. E deu muito certo. Começamos a lotar a sala de 100 lugares. Passamos para a sala maior, mudando o horário, dessa vez 23h59. E deu mais certo ainda. Ficamos muito felizes de ver o resultado. Foram momentos muito especiais.

O investimento foi alto. Mas o bacana que, ao fim de tudo, fico feliz e orgulhoso de ter ousado assim. De ter apostado em uma temporada em terras paulistas. E fazendo o primeiro espetáculo dos Fanfarrões. Comemoramos 4 anos de existência lá. Nunca imaginei que estaríamos tanto tempo juntos, fazendo os personagens que tanto gostamos de fazer.

E nessa nossa viagem fanfarrônica, o Mineirinho de Maceió também fazia o seu espetáculo solo Trem do Riso. A maratona estava intensa!

Seguimos direto com OS FANFARRÕES até dezembro de 2010. Demos uma pausa básica de fim de ano, para depois retomarmos em janeiro de 2011. Dessa vez, resolvi montar meu segundo solo, Saída de Emergência. Estrearia também no Ruth Escobar.

2011 começou com nossa intensa atividade. Dessa vez, estaríamos com 3 espetáculos com a chancela dos Fanfarrões: Trem do Riso, Saída de Emergência e Fanfarrões, a peça.

Estreei meu solo no dia 15/01/2011 – com muita expectativa, porque seria um formato de show completamente novo pra mim. Um espetáculo mais voltado para o stand up comedy. Ou seja, eu, ali no palco, sem personagens, conversando com a plateia, contando histórias do cotidiano, etc. Foi uma experiência maravilhosa e continua sendo especial, porque, a cada apresentação, o show vai se moldando. É um exercício diário.  

E eu segui com os dois espetáculos: FANFARRÕES, A PEÇA e SAÍDA DE EMERGÊNCIA. Mineirinho disse que seguiríamos com os Fanfarrões até o Saída começar a decolar. Como ele estava em uma batida louca de trabalho, o cansaço já estava grande. Fora o nosso cansaço de viagem todo fim de semana.

Então, seguimos com FANFARRÕES, A PEÇA até abril. E teve uma vez que vi o Mineirinho terminar o seu solo e em 5 minutos ele já estava pronto para fazer Fanfarrões. Ou seja, isso já estava uma loucura mesmo. (risos). A pausa seria necessária.

Demos a pausa nos Fanfarrões, a peça e seguimos com nossos solos. E o Saída começou a decolar a partir de abril mesmo. Muita coisa boa aconteceu. E eu também comecei a fazer eventos com o show novo. Novas viagens aconteceram.

Mas chega um momento que devemos refletir sobre as coisas e dar a pausa para olharmos de fora o que aconteceu até o instante. E quando o prazer já não é tão grande, é preciso ver novas saídas (trocadilho imprescindível). Quando falo de não ter prazer, é que chega uma hora que viajar todo final de semana dá uma cansada. Algumas vezes eu dizia: “Pô, já tem viagem amanhã!”. Quando comecei a dizer isso é que vi que nova pausa seria necessária. Afinal, também já estava 1 ano e 2 meses em cartaz no mesmo teatro. Eu já quero um novo desafio, um novo vôo.

Tive momentos muito especiais em sampa. Tive nove meses para ver onde chegaria o meu solo Saída de Emergência. É muito louco ver a evolução do show. A primeira vez que filmei o show completo, quando fui ver, fiquei trabalhando junto, dizendo: tem que melhorar essa piada, tirar esse excesso, ajustar a movimentação em cena... Ou seja, foi quando eu realmente dirigi o show. Quando vejo a última filmagem, já me divirto junto. E adoro quando ocorre alguma coisa inusitada.

Em suma, agora ficarei mais no RJ. Estou fazendo show em Macaé  dia 28/10 estarei em Angra dos Reis, participando do FITA (Festival Internacional de Angra dos Reis).

Mais informações no meu site: www.raulfranco.com.br

Nenhum comentário: