Publicidade

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O que é um peido pra quem tá todo cagado?


Estava passeando por uma comunidade do orkut e li um tópico que se intitulava: “O silêncio cairia bem”. E no corpo do tópico alguém dizia: “que absurdo o que a Ivete Sangalo falou!”. E mandava o link de um site. Na hora, pensei: Nossa, qual bobagem a nossa cantora de axé falou?”. Pensei que ela, de repente, pudesse ter falado algo sobre política ou sobre outra coisa que demonstrasse a sua total ignorância a respeito de um assunto.


Ao chegar ao site (www.raciociniocritico.com) , eu me deparo com esse texto:


“Refiro-me, especificamente, à declaração lamentável da cantora Ivete Sangalo no programa Domingão do Faustão do último Domingo, dia 24. A mencionada jamais se destacou por palavras inteligentes e observações pertinentes - mesmo porque seu papel de pop star do axé não requer tais qualidades; pelo contrário, extroversão e certa pitada de vulgaridade costumam ser, infelizmente, características da maioria dos pop stars do axé.


Confesso que sequer me recordo qual foi a pergunta do apresentador do programa dominical, mas a resposta da supramencionada foi de uma baixeza e vulgaridade que conseguiram despertar a minha atenção: 'o que é o peido para quem está cagado' foi a declaração expelida pela cantora, que obteve o grande feito de constranger o anfitrião - para muitos uma pessoa 'inconstrangível'”.


Na hora, falei: “Cara, eu fui até o site para ler uma bobagem dessa!”. O melhor foi ver a construção do texto do autor: ele fala de uma indignação total com uma frase ouvida num programa dominical. E conduz o leitor até a descartável constatação do que a Ivete Sangalo falou. Gente, esse rapaz esperava o quê? Ele está assistindo a um programa extremamente popular com um apresentador famoso por sua interrupção dos entrevistados, e diz que ficou indignado com uma frase de uma cantora de axé, a mesma que cantou “quer andar de carro velho, amor, que venha / porque eu sei que andar a pé, amor, é lenha”. Ele ‘tá de brincadeira! Se for um texto humorístico, é de matar de rir. Olha, eu não sou nenhum fã da Ivete, mas nos últimos tempos tenho até visto muita coisa dela. E se ela disse isso no programa do Faustão, acho perfeitamente condizente com a sua conduta, afinal, ela sempre fez o caminho inverso da estrela. Quer dizer, Ivete sempre foi a anti-estrela no melhor sentido. Ela se mostra do povão, fazendo o seu trabalho e cantando para a massa (olha que termo mais apropriado!). E muita gente curte essa cantora por isso mesmo. Então, ela nada falou do que a língua do povo. Qual o mal nisso? Rs Eu ficaria indignado se visse a Ivete em um programa de domingo querendo falar sobre Física Quântica ou sobre Grotowski, por exemplo (leia esse blog que você vai entender sobre isso – rsrs). Aí sim eu iria ficar revoltado com a Ivete. Agora ela falando sobre peido, está tudo certo, tudo normal, o esperado.


E eu preocupado com o comentário da atriz Isís Valverde sobre um importante encenador teatral, Grotowski... Tanto que fiz um vídeo falando sobre isso e postei um polêmico texto aqui no meu blog. Vejo que tem gente mais preocupada com banalidades. E eu só tenho que achar graça. rsrs


__________________________________________________________________________________


Só depois de escrever aqui é que vi que tinha um complemento do texto que citei do site www.raciociniocritico.com. Vai o complemento:


A cantora é a prova viva e irrefutável que dinheiro, fortuna e sucesso com o público nem sempre fazem com que a pessoa avalie sua postura e busque um mínimo de educação, discrição e bom senso em suas declarações. Pelo contrário: quem vê a supramencionada em cima de um trio elétrico com roupas extravagantes falando palavras de baixo calão sempre com conotações sexuais - independente da precocidade de seus fãs - não deve ter se assustado com as palavras da rainha do axé no programa dominical. Pior: o público que se escabela por Ivete Sangalo pode ter até gostado do que foi afirmado e selado a baboseira com um decidido: 'êta mulher retada'. A imaturidade do público e a predisposição verbal ímpar da artista realmente preocupam.

Esses fenômernos comuns no mundo do axé e do pagode criam distorções que devem ser acompanhados por pais e profissionais da área de saúde mental por alguns motivos importantes: primeiro, que na Bahia os jovens crescem - musicalmente falando - sob a égide desse tipo de música e, dessa forma, o alcance que tais posturas e compartamentos atingem é incrível; e segundo que, infelizmente, os jovens tendem a imitar o vocabulário e atitudes desses artistas - algo natural considerando a idade de boa parte do público. Perpetua-se, assim, o desejo de ser igual a Carla Perez, Ivete Sangalo e outras que com certeza virão.

Nada contra o estilo musical e a condição financeira que uma estrela desse estilo musical pode alcançar, mas acho profundamente lamentável uma criança baiana ter desde o nascimento o desejo de ser igual a Ivete Sangalo. Financeiramente, é a solução de muitas gerações. Entretanto, é preciso dizer aos jovens que nutrem esse sonho que além do talento e do trabalho é crucial ter respeito aos brasileiros em geral e não sair expelindo bobagens em cadeia nacional. Se o público dela aplaudiu, o que resta é lamentar a atrofia crítica dessas pessoas; porém, não somos obrigados a ouvir tamanha baboseira de uma artista que serve de exemplo para crianças inocentes.

Artur Salles Lisboa de Oliveira.

Então, agora já sei o nome do autor. E justiça seja feita: o texto está bem escrito e demonstra a sua posição sobre isso. Só que, inevitavelmente, afirmo que a sua visão quixotesca também é digna de gargalhadas. Mas prefiro ler alguém guerreando contra isso do que ver Kelly Key lançando CD novo. O senhor Artur Salles Lisboa de Oliveira foi sincero em sua colocação. Eu é que sou muito cético e cínico (eita combinação bombástica).

Bom dia! Agora deixa eu correr que eu ainda tenho ensaio!


Nenhum comentário: