Publicidade

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Novo projeto teatral: Drama EnCena


Sábado agora, dia 06/06, estreou o projeto Drama enCena, onde estou participando como ator. Esse projeto faz parte da “ocupação do Glaucio Gill até setembro, idealizado pela Secretaria estadual de Cultura para tentar aumentar a frequência do palco da Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, considerado patinho feio da rede estadual de teatros, pela programação irregular e pelo pouco público”. (O Globo - 06/06/2009)

De cara, quero dizer que é um prazer participar de um projeto que reúne muita gente talentosa. Acredito que é uma idéia audaciosa e desafiadora. E tem uma ligação íntima com uma nova geração de bons autores que se reuniram para escrever semanalmente no site do Drama Diário (http://dramadiario.com). Lembro que quando eu vi uma matéria sobre esses autores (muitos deles amigos meus) e o projeto de textos teatrais para Internet fiquei bastante feliz e, ao mesmo tempo, com uma “inveja criativa” (rsrsrs). Porque sempre escrevi sozinho, nunca me vi parte de uma geração. E, de repente, vi essa galera junta, produzindo coisas extremamente interessantes. Babei!

Então, a atriz Cristina Fagundes tomou essa iniciativa – que posso dizer empreendedora – de pegar os textos semanais publicados no site e levar ao palco através de encenações feitas por bons atores (é uma reunião de amigos que também representam um nova geração de artistas que buscam espaços para mostrar a sua arte). E nada melhor do que poder fazer isso como uma reunião que celebra, antes de mais nada, a vontade de produzir teatro, desenvolvendo temas instigantes, propondo linguagens e diálogos ágeis como a própria urgência da vida contemporânea.

A palavra é mesmo essa: URGÊNCIA! Autores vão produzindo e colocando no site, atores vão pegando os textos e decorando para encenar já no sábado. Ou seja, uma semana para levar o que se produziu no site para a cena. Quer adrenalina melhor?

Pra quem quiser conferir, é todo sábado, 21h, no teatro Gláucio Gil (pça Cardeal Arcoverde S/N – Copacabana – ao lado do metrô). À princípio nos meses de junho e julho. Ingresso ao preço de 10 reais.

Nenhum comentário: